A "Turbinada", a mídia e o fígado

Voces já repararam que depois das últimas pesquisas que apontaram a megapopularidade conferida pelo povo ao Presidente Lula, que todos os veículos da mídia vendida ou alugada combinaram sem nenhum disfarce de darem uma mesma explicação para esse fato?
Eles agora chamam o nosso Presidente de “O Grande Comunicador de Massas”, como se isso fosse uma novidade. Teimam esses integrantes da “Tribo dos Sifú” em procurar explicar o sucesso do Presidente não aos grandes feitos de seu governo mas sim em atribuir tal resultado a simples razão de Lula, segundo eles, “se comunicar muito bem com o povo”. Lula é o que é hoje por que ele sempre foi e será assim, sabe se comunicar conosco por ser mais um de nós, é só isso e nada mais é do que simplesmente isso. E nós, durante as cinco campanhas presidenciais em que Lula disputou sempre dissemos que assim que ele pudesse chegar ao poder, teríamos finalmente depois de tantas décadas, um Presidente da República verdadeiramente amado e adorado pelo seu povo e não deu outra.
Como Lula é muito mais comunicador e inteligente do que toda essa mídia juntada incluindo aí toda a sua parafernália dita jornalística, bem que ele poderia pelo menos gostar um pouquinho de ler ou assistir o que toda essa gente escreve. Mas não gosta porque dá azía!!!, faz mal para o fígado!!! Faz mais mal para o fígado do que uma “Turbinada”!!!.
O que? Voces não sabem o que é “Turbinada”? Vou contar:
Perguntem a qualquer metalúrgico ou operário do ABC o que é que se bebe nas barracas de pastel diante das portas de fábricas durante a hora do almoço. “Turbinada”!!!, e quem primeiro me apresentou a esse saboroso e revigorante “energético” foi o próprio e hoje Presidente Lula mais o velho e querido companheiro Djalma Bom quando no final dos anos 70 fazíamos algum intervalo nos mutirões de distribuição de alimentos então arrecadados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para o fundo de greve naqueles momentos históricos. A “Turbinada” nada mais é do que meio copo de caldo de cana (garapa) e cachaça até a boca. Mexe, remexe e se bebe numa golada só. Rapaz, é tomar uma e voltar para o trabalho feito um corisco !!! Não tem chefe ou encarregado que reclame da produtividade !!! O problema é o depois daquele “efeito fulminante” voce querer tomar mais uma, mas essa sempre ficaria para o dia seguinte, já que a “coisa é forte”(para ser “generoso”).
Foi o Lula que me disse na época que ” O homem que não bebe, desconfie dele”, salvo prescrições médicas é claro, talvez profetizando o que viria a ser a sua principal “diferença” em relação ao FHC. Depois de conhecer e aprender a apreciar a “Turbinada” esse hoje “picador de bilhetes” já esteve em outras várias mesas ou balcões de bar “acompanhando” o nosso Lula nos “rabo-de-galo”, conhaque (sua preferência) e outras combinações etílicas e aí era um, era dois, era tres e não era “Ponteio” do Edu Lobo.
Por falar em conhaque, voces se lembram daquela “marcha dos 100 mil para Brasília” pedindo o “Fora FHC” no segundo mandato do “Boca de Sovaco”? Pois é, foi a primeira vez que quando eu ainda andava, fiz aquela caminhada toda pela Esplanada dos Ministérios até chegar no palanque armado em frente ao Congresso e para a minha insatisfação e revolta naquela “porra” de avenida não tinha e acho que ainda não tem nenhum boteco, nenhuma barraca, nenhum “posto de reabastecimento”, mas logo que percebi que todos aqueles oradores incluindo o ainda não Presidente Lula já estavam no palanque, me dirigi para trás do mesmo pois sabia que ali iria encontrar alguma coisa para molhar a “palavra de ordem”. O “Bola”, meu amigo de dois metros e tralalá de altura, um misto de “segurança” e motorista do Lula, estava a postos ao lado daquele carro preto estacionado nos fundos do palco e já preparado para o final do evento.Me dirigi a ele e expliquei o meu “drama” daí imediatamente ele buscou dois “copinhos” de plastico e uma garrafa de conhaque de dentro do veículo e quando já íamos tomar o primeiro gole, uma “voz inconfundível” veio de cima para baixo:
-“Voces dois !!! Pode devolver que o conhaque tem dono !!! e eu prontamente:
-“Mas Lula, voce já conseguiu alguma vez parar um “mijo” no meio? É a mesma coisa e como é que nós vamos devolver esse líquido de volta pra garrafa ainda mais com esse tipo de tampa?”
Ele sorriu, nós bebemos, e assim que terminou a sua participação veio que nem um furacão atropelando jornalistas, puxa-sacos e outros até entrar para dentro do carro e em meio a um -“Bola, Voce tá fudido !!!”,(como ainda não era Presidente não precisava do “sifu”) examinou a garrafa e constatou que ela vazia não estava, mas cheia muito menos e aí foi embora. Só sei que o “Bola” sobreviveu e continuou ainda por muitos anos ao lado do companheiro e Presidente do Povo Lula que hoje, quando dá uma entrevista à Revista Piauí dizendo que a Imprensa e o que ela produz faz mal para o fígado sabe muito bem (como poucos neste país) do que está falando.
Quanto a esta “midiazinha” podre, se quiserem continuar comparando o nosso Presidente a um Chacrinha, será mais um tiro no proprio rabo, pois este outro “Grande Comunicador de Massas” também foi e continua sendo amado e querido pelo povo brasileiro.
Como essas histórias que acabo de contar não puderam ser filmadas para provar o que digo, como qualquer pescador (qualquer dia conto a história de um “garrote” que o Lula laçou no Pará e veio contando que aquilo era um peixe) segue abaixo minha foto com o Presidente do Povo Lula tirada no dia da festa de aniversário de 15 anos do PT em 1995, momentos antes de mais algumas “lapadas”.

P.S. Já disse aqui e repito que eu não sou cachaceiro, pois cachaceiro é o fabricante, sou sim um “cachacista”, ou seja “um estudioso” do assunto.

Anúncios

4 respostas em “A "Turbinada", a mídia e o fígado

  1. Enio, brother!!! Essas suas histórias são maravilhosas! E o seu jeito de contar é único. Pode até dizer que é viadagem, mas eu chego a ficar emocionado. Conta mais aí, véio!!! E apareça sempre lá no nosso ambiente cloaquento. É sempre uma alegria encontrar seu nome nos comentários.

  2. Cê era feinho heim, mas o Lula era piorzinho, ou você é alto ou ele é anão! ou foi montagem?Cara sinceramente, parece que ele tava sem comer uns treis dias Enio, putz que sacanagem meu!Depois que falam que cara feia´pra mim é fome ninguém acredita!AbraçosMané! só nconsigo enviar como anônimo, parei de tentar!

VOCÊ É SEMPRE MUITO BEM VINDO !!! É A RAZÃO DE SER DAS NOSSAS "VIAGENS". Saiba que este "trem" é pobre, humilde e muito asseado. Daí que esta área de comentários NÃO É A PORTA DO BANHEIRO !!! Se for para vir aqui "pichar" com agressões e ofensas, vá fazê-lo lá fora !!! No mato !!! Nunca esqueça que você está sendo "filmado" !!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s