O Henfil Já Sabia !!!

Hoje 5 de fevereiro, Henrique de Sousa Filho, o Henfil, completaria 65 anos de idade. Como em todo primeiro post do mes o PTrem das Treze traz um grande personagem das nossas histórias para sua viajem. Henfil nos deixou em janeiro de 1988, “assassinado” pelo sistema de saúde pública daquela época por ser hemofílico tanto quanto os seus irmãos Betinho e Chico Mário e por conta das transfusões de sangue de que necessitavam, acabaram por adquirir o vírus HIV.
Tudo já se falou deste grande brasileiro, cartunista, humorista, escritor, diretor de cinema e autor teatral entre suas tantas atividades. Henfil nos deixou eternos personagens como a Graúna, o Zeferino, o Bode Orelana (inspirado pelo músico e criador de bodes Elomar), Ubaldo “o paranóico” (que nunca conseguia expressar a palavra Democracia), Pai Jaú (que enterrava todos que de alguma forma servisse à ditadura militar), os Fradins (Baixim e Cumprido, alter egos do próprio Henfil e do Carlito Maia) e tantos outros imortalizados pela sua obra, sem contar a sua “pendenga” com o Caetano Veloso que ele chamava de “Patrulha Odara” em contrapartida ao que Caetano apregoava serem a “Patrulha Ideológica”. 
Enfim as histórias estão todas por aí.   
Eu conheci o Henfil numa noite no Bar Pirandello da Rua Augusta, apresentado que fui pelo meu amigo Carlito Maia. Me lembro perfeitamente que depois da apresentação, o Henfil depositou as duas mãos sobre os meus ombros, me “mediu” de cima pra baixo e debaixo pra cima com um olhar de raio-x e  convidou para que eu me sentase a mesa junto ao grupo de amigos, eram muitos naquela mesa, além do Carlito, me lembro do então deputado estadual pelo PT, João Batista Breda. Nessa noite, ele não parava de falar um minuto, variando os assuntos de Shakspeare a McDonald’s, de Orfeu da Conceição ao medio volante Batista do Internacional. Era uma “metralhadora” falante com aquele seu sotaque “mineirim” inconfudível que não deixava que ninguem dos presentes falasse a não ser para algum comentário e eu ali só ouvindo, sem falar nada (não tive a menor chance). Mais tarde ao se despedir ele se dirigiu a mim e disse:
-“Legal !!!, gostei do teu papo !!!” e eu respondi:
-“Como gostou? Eu não falei uma só palavra !!!” e ele:
-“Não, foi bom, voce não disse nada mas valeu pela tua compreensão !!!”
Esse foi o único e inesquecível momento em que eu pude conviver pelo menos por algumas horas com essa significativa e apaixonante figura humana, foi uma grande noite para mim. Conheci o Henfil !!!
Se já não bastasse aquele seu enorme talento para o humor, o Henfil também foi sem dúvida um dos principais responsáveis pela queda da ditadura militar. Quem não se lembra das suas cartas para a mãe, Dona Maria, publicadas semanalmente pela revista Isto É?. Toda semana, eu e mais  todo  o povo brasileiro e principalmente incluídos aí os generais, aguardávamos ansiosamente qual o recado que viria naquelas cartas, Ele era de uma coragem e lucidez que invejava e admirava a todos nós. Foi o Henfil também quem cunhou e celebrizou a frase “Diretas Já” a partir da sua amizade junto ao então senador Teotônio Vilela. Ele também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, embora sempre dissesse ao Lula que não se filiaria ao PT por ser esse “social democrata demais para o seu gosto” já que se considerava um revolucionário de carteirinha, mas até a sua morte o Henfil foi um dos nossos mais importantes e fiéis companheiros.

Eu fico imaginando se hoje o Henfil ainda estivesse entre nós o quanto orgulhoso não deveria estar do sucesso deste nosso governo do Presidente do Povo Lula. Tenho a absoluta certeza de que ele iria comemorar, se “melar” e se “besuntar” de alegria por toda esta quase que unanimidade de aprovação ao Lula e pelo  amor compartilhado entre o povo brasileiro e o seu chefe da nação.
Ele já pressentia isso tudo quando dizia lá atrás:

-“Tô Vendo a Esperança !!! É o PT !!!

VIVA LULA !!!
VIVA O HENFIL !!!
VIVA O POVO BRASILEIRO !!!


Abaixo seguem um vídeo da “PTrem das Treze Productions” e um outro curta metragem dividido em 3 partes sob o título, Cartas da Mãe, vale a pena assistir. 
SAUDADES E A TUA BENÇÃO, COMPANHEIRO HENFIL !!!


Cartas da Mãe


Vol. 1
Vol. 2
Vol. 3

13 respostas em “O Henfil Já Sabia !!!

  1. Ênio tô passando só para marcar presença.Não tive a honra como você teve de sentar numa mesa ao lado do Henfil, mas uma coisa marcante foi de longe e você vai lembrar.Na campanha para o governo do estado de SP em 82, Lula todo barbudão participava do debate na TV. Participava também do debate Franco Montoro que foi eleito, acho que o narigudo do Oreste e Rogê Ferreira PDT esse todo encolhidinho. Quando Lula falava do seu jeito todo grosso com resposta toda objetivada e contundente, arrancava gargalhadas do nosso Henfil. Ênio, me ajude se minhas lembranças estão mais ou menos no caminho?

  2. Enio, você está fazendo falta lá no Boteco.Que linda homenagem essa que você fez ao Henfil! Imagino a honra que deve ter sido dividir a mesa com ele e ouvir ele metralhar, como você disse, tantas teorias. Vindo dele, tudo tinha grandes significados, não é?Bem, eu era criaça quando ele morreu, e não me lembro de nada. Foi na faculdade que aprendi mais sobre sua história, sua presença marcante e a importância da participação dele para a transformação do Brasil. Outro dia vi um vídeo sobre ele que me tocou muito, lá no Porta-curtas http://www.portacurtas.com.br), você conhece? É um site da Petrobrás que disponibiliza vídeos muito interessantes sobre tudo, vale a pena!Bem, não pude ver seus vídeos ainda, mas o farei no final de semana. Obrigada por trazer pra nós, seus leitores, essa lembrança tão valiosa e homenagem tão merecida.Beijos

  3. SimeiNesse debate aí que voce está falando o Quercia estava na platéia, não era candidato, não se esqueça de que naquela época o PSDB era o PMDB (Ainda não tinham “rachado”).O narigudo talvez seja o Reinaldo de Barros do PDS ( o candidato dos 1000 “volkswagen passat” branco. O Henfil trabalhou muito naquela campanha.

  4. Enio,Você é mesmo gênio, cara. Belíssima homenagem ao Henfil e a todos que admiram esse outro genial, heróico, “treze”. Os vídeos, foram providenciasis. Muita justiça, diga-se de passagem. Seu trem é bala, está maravilhoso. Grande beijo

  5. Meu caro Ênio, acho que mineiro nem no câncer é solidário. Quis vir aqui ontem postar um comentário, mas fiquei de certa forma desconsertato com o fato de que toda a mídia impressa de BH não tenha se dado conta desta data. É triste um povo que não tem memória e, pior, que vive idolatrando falsos heróis, tais como aqueles sonegadores da época do império e que são pomposamente chamados de inconfidentes, dando nome, inclusive, às refinadas ruas da zona sul de BH. De qualquer forma obrigado por lembrar deste grande mineiro, nascido aqui “bem pertin”, em Ribeirão das Neves.

VOCÊ É SEMPRE MUITO BEM VINDO !!! É A RAZÃO DE SER DAS NOSSAS "VIAGENS". Saiba que este "trem" é pobre, humilde e muito asseado. Daí que esta área de comentários NÃO É A PORTA DO BANHEIRO !!! Se for para vir aqui "pichar" com agressões e ofensas, vá fazê-lo lá fora !!! No mato !!! Nunca esqueça que você está sendo "filmado" !!!

