Foram Sonhos e Escolhas DILMA vida…E Valeu a Pena !!!

Porta da fábrica numa manhã fria do inverno de 1978 em Capuava – Santo André – e eu deveria fazer uma escolha: Entrava para trabalhar ou aderia à Greve proposta pela chapa de oposição RENOVAÇÃO E LUTA – liderada pelo Agenor Narciso do Sindicato dos Químicos de Santo André O Agenor ainda não era o presidente do sindicato, o que só aconteceria em 1982 ( quatro anos mais tarde ) mas para afrontar o pelego de plantão da época assumiu junto com os companheiros oposicionistas liderar aquela greve. Para mim uma escolha difícil.
Filho de um garçon e de uma costureira, “metido” a estudante de Engenharia ( já engajado no Movimento estudantil ) mas com “diploma” de Químico Industrial, aquele era o meu primeiro emprego na profissão.
( Pausa…)
A Poliolefinas S/A era uma empresa de capital misto, sendo 49% de uma multi nacional norte-americana ( a National Distillers and Chemicals Coorp. ) e os outros 51 % era da Petrobrás, o que lhe dava o controle total da empresa. Controle esse sob as rédeas da Ditadura Militar e Assassina do então Governo Geisel. Por isso mesmo todos aqueles soldados do Exército e os “cachorros” da Polícia Militar na porta da fábrica naquela manhã. A fábrica ficava na Avenida por nome “Presidente Costa e Silva” para completar o cenário desolador. Além do meu primeiro emprego, trabalhar numa empresa como essa não era para qualquer um, o processo seletivo era rigoroso e quem entrava não queria sair mais daquela empresa “de ponta” e alta tecnologia para os padrões da época. Fabricávamos polietileno de baixa densidade. abastecíamos todo o Brasil além das exportações e eu pertencia ao departamento de controle de qualidade e desenvolvimento. Vale aqui mencionar que era proibida a entrada de MULHERES na área de produção. As poucas que lá trabalhavam ficavam restritas aos serviços de escritório na frente. Havia uma barreira com um segurança que controlava quem entrava e quem saía de lá, alegavam o motivo da “alta periculosidade” !!! ( não sei bem de qual sentido )
(Voltando…)
Naquele dia no caminhão de som do sindicato, além do Agenor Narciso e outros dirigentes sindicais estava lá o “Baiano”, como era chamado o então Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Luís Inácio da Silva ( que ainda não era Lula ). Depois de ouvir o que aquele “cara” tinha para nos dizer, eu me decidi !!! Fiz a mais importante escolha da minha vida !!! Fiquei de fora, não entrei para trabalhar e ainda assinei o meu ingresso na chapa de oposição do Sindicato dos Químicos !!! Entrei para o Sindicato pela porta dos fundos e pela oposição !!! Era o meu destino.
Se por um lado, o ideológico, a escolha era fácil, por outro seria muito difícil ter que explicar lá em casa. Arrisquei tudo por uma causa que não era só a minha mas a de todos os companheiros.
Sabia das consequências que viriam e que mais tarde vieram. Não fui demitido de pronto mas ficou difícil o meu ambiente com os “chefes” apesar do apoio irrestrito dos colegas operários que me elegeram em seguida como o primeiro representante de fábrica junto ao nosso sindicato na história daquela empresa. No final daquele ano eu pedi demissão por conta de muita pressão e para trabalhar em outra empresa no Rio de Janeiro ( já havia sido preso várias vezes pelo Erasmo Dias nas passeatas estudantis e precisava tomar porrada em outros ares ). O bom é que o meu supervisor, o Válter, era um sujeito que se dizia “de esquerda” e aceitava sem olhar os meus constantes atestados de consultas médicas “feitas” em São Paulo. Ele sabia das minhas “doenças” !!! Principalmente do meu “estrabismo à esquerda” !!!
E FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU !!!
Fiquei um ano no Rio e voltei pra São Paulo para continuar os estudos, trabalhar como sempre e dar sequência na minha militância estudantil até ver chegar aquela gloriosa manhã no Colégio Sion com a histórica fundação do “meu” Partido dos Trabalhadores !!! O PT !!! Daí para a frente a minha vida já não me pertencia apesar de eu manter a postura de ser o legítimo dono do meu próprio nariz e andar sempre na direção em que ele apontava !!! E que ainda aponta !!!
Vieram as campanhas, as discussões constantes, as disputas internas e externas, o dia a dia na vida política em que eu dava preferência às questões da área cultural, sem abdicar jamais do sindical, do social, do intelectual e do aprendizado eterno que tudo isso me trouxe e do qual tenho o maior orgulho !!! EU NÃO SOU DO PT…O PT É QUE É MEU !!!. Essa frase do saudoso Carlito Maia é a síntese do significado deste partido vindo de baixo para o alto das nossas vidas e com tudo e com todos os nossos sonhos.
Conheci o Carlito Maia que me presenteou pouco antes de morrer com um envelope vindo pelo correio e carimbado por ele com a frase: CONFIO EM VOCE !!! contendo centenas de folhas em “xerox” de seus desenhos, suas frases famosas, seus textos e com uma infinidade de trechos de poemas dos mais ilustres personagens da literatura brasileira. Guardo esse presente como um troféu e um amuleto ao qual sempre recorro nas minhas horas mais difíceis !!! Nas fáceis também !!! O Carlito me apresentou o Henfil, que por sua vez sabendo da minha atenção pela cultura, me apresentou um outro amigo saudoso e famoso: O Gonzaguinha !!! Que foi fundador, junto com o Chico Buarque, o Aldir Blanc e muitos outros da “Sombrás”, uma espécie de sindicato dos autores e compositores da nossa música. Eu me lembro de ter dito ao Gonzaguinha do caráter “sombrio” do nome da entidade e ele respondeu que antes já havia pertencido ao “MAU” ( Movimento de Artistas Universitários ) QUANTA SAUDADE !!! Sei que para mim e para todo o Brasil e os seus brasileiros !!!
Nas festas do PT eu era sempre lembrado para a organização dos shows aqui em São Paulo devido aos amigos que fiz e por tocar meu violãozinho na noite paulistana, que como podem ver, do meu “talento” nessa prática não há registro de nenhum sucesso. Mas de festas eu era bom. Me lembro de uma das festas de lançamento da candidatura do Zé Dirceu para governador de São Paulo. Montamos um circo no Clube Adamus onde sob aquela lona se apresentaram o Walter Franco, o Itamar Assumpção com a sua banda de sugestivo nome: “Ísca de Polícia” além de contar com a apresentação do grupo Tarancón dos meus amigos até hoje Mírian Mirah, o Emílio, o Jica e o Turcão. Esses dois últimos sempre foram prontos e gentis aos nossos convites, aliás apareciam mesmo sem terem sido convidados, companheiros de “fé” e de copos no “Bar Beleléu” que se tornaram em nossas vidas (clique aqui para conhece-los melhor na imperdível interpretação do “Bolero de Rosicler” )

Por que escrevo tudo isso ?
Porque depois de tanta história, tanta luta, tantas derrotas e também tantas vitórias e depois dessa catárse de sucessos absolutos do PRIMEIRO OPERÁRIO PRESIDENTE DO BRASIL. hoje foi oficialmente lançada a candidatura daquela que será com certeza a
PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DA REPÚBLICA DO NOSSO PAÍS !!!
VIVA O BRASIL !!!
VIVA O PT !!!
VIVA LULA !!!
VIVA DILMA ROUSSEFF !!!

Que vai poder entrar definitivamente como grande comandante daquela “área de produção” mencionada lá atrás como DAQUI PARA A FRENTE !!!
Para que se refaçam os sonhos, para que valham as escolhas feitas e ainda por fazer e para que continue sempre tudo VALENDO A PENA !!!
Anúncios

4 respostas em “Foram Sonhos e Escolhas DILMA vida…E Valeu a Pena !!!

  1. Caro Enio. Esse foi um dos mais bonitos relatos que já lí de sua autoría.Até parece que voce não encontrou o seu caminho, mas sim, foi encontrado por ele.Acho que não sou o único que te cobra um "livro seu", mas com certeza, esse têxto reflete um excelente "preâmbulo" do dito cujo.As vezes, chego a vê-lo como um "Forrest Gump", devído à tantas personalidades que de certa forma cruzaram, e ainda cruzam seus caminhos.Não mude nunca meu irmão. Não vou dizer que tenho "orgulho" em ser seu amigo, pois estou tentando de todas as formas combater o orgulho em todas as suas facetas.Porém, me sinto muito bem em saber que mesmo em lados ligeiramente opostos (nem tanto) sei que exístem pessoas de valôr. Isso sim, dignifíca, e dá sentido às nossas vidas.Parabéns pelo têxto, E PELA LUTA!Robson de Oliveira

  2. Ênio,Admiro seus textos, sua postura e sua militância. O PT entrou na minha vida na Campanha pelas Diretas, no movimento estudantil, em 84, na Fatec, posteriormente no sindicato dos bancários, e atualmente na Assembleia Legislativa. Acredito que a Dilma será a nossa futura presidenta, e que significará uma grande vitória para o Brasil e para todas as mulheres brasileiras. Você é uma referência para mim desde tempos da CJC, em Santa Terezinha.Grande abraço,Ana

VOCÊ É SEMPRE MUITO BEM VINDO !!! É A RAZÃO DE SER DAS NOSSAS "VIAGENS". Saiba que este "trem" é pobre, humilde e muito asseado. Daí que esta área de comentários NÃO É A PORTA DO BANHEIRO !!! Se for para vir aqui "pichar" com agressões e ofensas, vá fazê-lo lá fora !!! No mato !!! Nunca esqueça que você está sendo "filmado" !!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s