Betinho não votaria no Serra COM CERTEZA !!!

Vou contar porque eu tenho uma particular ojeriza ao candidato José Serra. Para mim um ser humano menor e desprezível.

No Governo da Marta Suplicy na cidade de São Paulo, fui Coordenador do Orçamento Participativo e posteriormente Coordenador de Ação Social aqui na região onde moro circunscrita à área administrativa da Subprefeitura de Santana / Tucuruvi. Dentre as centenas de assembléias com moradores que realizamos aqui com o objetivo de discutirmos demandas e reivindicações para o processo do OP cujo lema era “Voce decide, a Prefeitura faz”, teve uma que foi para mim a mais gratificante. Na nossa região fica o Pronto Socorro Municipal mais “movimentado” da capital paulista, o PS Lauro Ribas Braga mais conhecido como o Pronto Socorro de Santana. Por estar ao lado da Marginal do Rio Tietê é esse o que acolhe a maior parte dos acidentados no transito caótico de São Paulo e pela sua localização mais central, recebe também baleados, feridos e acidentados de tudo que é lado, independente de endereços. O “movimento” é intenso. É próximo da favela Zaki Narchi, vizinha do Shopping Center Norte e por isso mesmo além de socorrer emergências acaba atendendo também procedimentos ambulatoriais e até consultas para aqueles moradores mais pobres.

Durante uma das primeiras assembléias do OP foi apontada a reforma urgente daquele PS, que herdara do famigerado PAS da gestão Maluf / Pita o quase sucateamento das suas instalações. A REFORMA FOI FEITA !!! Mas foi também apresentada pelos moradores e usuários uma idéia maravilhosa: a criação de uma BRINQUEDOTECA no local !!! O motivo era óbvio, as crianças que esperavam atendimento não precisavam ficarem vendo a entrada de “ensanguentados” que chegavam no PS o tempo todo e enquanto por lá poderiam “brincar” em um espaço específico e isolado da entrada. Assim que foi aprovada, essa idéia teve a simpatia imediata de muitos empresários da região que se comprometeram em contribuir. Caberia ao poder publico municipal apenas fornecer o espaço. Um grupo formado por funcionários do Banco Santander / Banespa saíram na frente e se cotizaram, compraram os brinquedos, os móveis e se encarregaram por eles mesmos de construir e pintar um cantinho do prédio que ficou denominado como Brinquedoteca “CASA DO BETINHO”. Na inauguração foi convidada a Maria Nakano de Souza, viúva do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que veio do Rio de Janeiro só para aquele evento. ( aproveitem e leiam AQUI a carta que o Betinho deixou para a sua companheira de 26 anos de amor e convivência e que só foi lida depois da sua morte ) A Brinquedoteca foi inaugurada junto com o final das reformas no dia 22 / 08 / 2003.

Pois bem…Veio a campanha para a Prefeitura de São Paulo de 2004. Serra era o candidato da oposição e da mesma forma que faz agora na campanha para Presidente prometia fazer mais e tudo melhor do que a Marta fez além de dar continuidade a TODOS os seus projetos elogiados por toda a população, tais como o Renda Mínima, o Bilhete Único, os CEUs, o “Vai e Volta”, enfim…os projetos daquela gestão que privilegiava os mais pobres. Certo dia o Serra faria uma “caminhada” em campanha pelas ruas da região e eu embora não fosse da area da Saúde fui esperar o “candidato” lá no PS ( eu sabia que ele iria lá ). Assim que chegou com aquele séquito de correligionários e fotógrafos do mesmo PIG de hoje em dia ( num pronto socorro !!! vejam só !!! ) o “candidato” não tendo do que falar mal perguntou:
– “O que ISSO está fazendo aqui” ? se referindo â Brinquedoteca.
Alguns funcionários explicaram o significado e a necessidade mas mesmo assim ele disse que NÃO GOSTOU da idéia !!! Eu ouvi isso da boca dele !!! ( é claro que não lhe dirigi a palavra ) MAS EU ESTAVA LÁ !!!
Perdemos as eleições e na primeira semana do então Prefeito José Serra, ele mandou fechar a Brinquedoteca !!! Sem nenhuma justificativa !!! Sem nenhum argumento !!! APENAS FECHOU PORQUE NÃO GOSTOU !!! Alguns psicólogos, médicos e enfermeiros bem que tentaram, juntos com alguns moradores fazê-lo voltar atrás, Serra nem os recebeu !!!
Por isso toda vez que esse sujeito promete fazer mais do que fez o Presidente do Povo Lula, eu me lembro deste “pequeno detalhe” e afirmo que a palavra deste Sr. José Serra vale tanto quanto vale o seu caráter ou a sua dedicação para com os pobres desse nosso Brasil:
NÃO VALE NADA !!!

Ainda bem que eu registrei e guardei as fotos daquele cantinho que foi destruído por Serra e que provam o que eu aqui escrevo. Quem quiser que vá lá hoje no PS Santana e veja o que sobrou por ali !!! Observem também o estado atual deste importante pronto socorro, ainda o mais movimentado da cidade de São Paulo.
Vejam aí como era a Brinquedoteca:



Vamos rememorar esse extraordinário brasileiro que deveria ser contado nos livros de história como o maior e melhor de todos os nossos heróis !!!

Militando no PT eu tive a honra de poder ajudar no que pude ao sociólogo Herbert de Souza, o nosso Betinho, na formação e implantação dos seus “comitês de combate à fome” e “Ação pela Cidadania” em plena adversidade da “Era FHC”, Um ex-Presidente com sentimento anti-povo e de alianças espúrias com “coronéis de grotões” e com toda a marca de gente de elite e da direita. Na mesma época em que o Betinho no seu santo e incansável trabalho humanitário de tentar matar a fome dos brasileiros menos favorecidos pela sorte, aquele invejoso ex-Presidente fazia de tudo para atrapalhar o seu trabalho e ainda saía pelo mundo afora chamando o nosso povo de vagabundo e de caipira. E pensar que ambos “eram” sociólogos…
Betinho era segundo ele mesmo, nascido mineiro, católico, hemofílico, maoísta e “meio deficiente físico”. Por serem hemofílicos, ele e os seus irmãos Henfil e Francisco Mário FORAM ASSASSINADO PELA SAÚDE PÚBLICA comandada por aquela gente que nos governava na época. Morreram por conta das suas necessárias e cotidianas transfusões de sangue que poderiam garantir as suas sobrevivências mas acabaram foi por lhes tirar as vidas. ( não vejo ninguém morrendo de Aids hoje em dia por omissão do governo).
Como soropositivo e sabedor da morte iminente, o Betinho ao invés de ir viver “o resto de vida que lhe restava” para seus ultimos prazeres pessoais, ELE FOI TENTAR ACABAR COM A FOME NO BRASIL ATÉ O DIA DE MORRER !!!
O Betinho só poderia ter sido, E FOI, mais um filiado do PT !!!

QUE VIVA PARA SEMPRE O BETINHO !!!
QUE VIVA LULA !!! O Presidente seu companheiro que tornou realidade o sonho de sua VIDA acabando de vez com a fome no Brasil !!!
…Meu Brasil ….Que AINDA sonha com a volta desse irmão do Henfil !!!

Para acalorar ainda mais os nossos corações, já que no próximo dia 09/08 fará 13 anos ( treze !!!) que ele nos deixou, seguem as imagens que tanto nos emocionam e que jamais deverão serem esquecidas:
Anúncios

6 respostas em “Betinho não votaria no Serra COM CERTEZA !!!

  1. Incrível este texto. Incrível pela atitude das pessoas que participaram da criação da brinquedoteca e incrível, pela atitude daquele boçal.Existem pessoas que vivem para construir e existem pessoas como o serra.

  2. Enio,Como sempre matas a cobra e mostra o pau. Lamentavel que uma pessoa a qual julgo ter uma cultura, ter uma inteligência tem coragem de mandar destruir a Brinquedoteca simplesmente porque não gostou ou, não foi ele que fez.A pouco, escrevi para o Enrique que um soirriso, um abraço, um gesto de carinho é um grande remédio para a enfermidade pois vem recheados de uma energia que inunda os enfermos o fazendo melhorarem. E o que seria esta brinquedoteca senão um abraço, um sorriso, um afago nas crianças que ali iam em busca de uma cura ou mesmo acompnhar uma mãe enferma que não tinha onde deixar o filho.Para mim, este fato é o maior desrrespeito que uma pessoa publica, postulante a um cargo do mais alto nível do pais possa ter com a populção. Será que este senhor é tão imaturo ou mesmo cabotino ao ponto de ainda dormir com tranquilidade após tamanha barbárie? Isso´foi criminoso. Isso foi ediondo. E com certeza divulgarei esta noticia que me contas.Meu Deus!!

  3. Enio,Como sempre matas a cobra e mostra o pau. Lamentavel que uma pessoa a qual julgo ter uma cultura, ter uma inteligência tem coragem de mandar destruir a Brinquedoteca simplesmente porque não gostou ou, não foi ele que fez.A pouco, escrevi para o Enrique que um soirriso, um abraço, um gesto de carinho é um grande remédio para a enfermidade pois vem recheados de uma energia que inunda os enfermos o fazendo melhorarem. E o que seria esta brinquedoteca senão um abraço, um sorriso, um afago nas crianças que ali iam em busca de uma cura ou mesmo acompnhar uma mãe enferma que não tinha onde deixar o filho.Para mim, este fato é o maior desrrespeito que uma pessoa publica, postulante a um cargo do mais alto nível do pais possa ter com a populção. Será que este senhor é tão imaturo ou mesmo cabotino ao ponto de ainda dormir com tranquilidade após tamanha barbárie? Isso´foi criminoso. Isso foi ediondo. E com certeza divulgarei esta noticia que me contas.Meu Deus!!

VOCÊ É SEMPRE MUITO BEM VINDO !!! É A RAZÃO DE SER DAS NOSSAS "VIAGENS". Saiba que este "trem" é pobre, humilde e muito asseado. Daí que esta área de comentários NÃO É A PORTA DO BANHEIRO !!! Se for para vir aqui "pichar" com agressões e ofensas, vá fazê-lo lá fora !!! No mato !!! Nunca esqueça que você está sendo "filmado" !!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s