Um Canto de Natal – Papai Noel de Camiseta

Em tempos de “uique-liques”, “chiliques” e “tremiliques” pós-eleitorais o que não falta é língua solta na blogosfera !!! Tudo isso me faz lembrar da minha sogra e por isso mesmo trato de evitar maiores comentários. Outra coisa que não faço é dar palpite nas escolhas da nossa Presidenta Dilma. Há dois momentos nos processos de eleição: No primeiro somos nós quem fazemos a nossa escolha através do nosso voto, no segundo é o momento dela, a eleita, que deve montar a sua equipe de governo ao seu gosto para satisfazer a vontade da maioria do povo mas levando em conta também essa mesma vontade popular traduzida nas composições partidárias. É a tal da “governabilidade”. Se os partidos estão lá com esse ou aquele tamanho foi porque o povo quis assim. E PRONTO E ACABOU !!!
Acabou?…Acabou nada !!!
Seja lá qual for a composição do novo Governo, é esse o Governo que deveremos respaldar e defender a partir de agora contra os ataques infernais da “midiazona” esquizofrênica, sem cura, desenganada, golpista e venal – Essa sim a maior inimiga do povo brasileiro !!! – Nem os partidos políticos que fazem oposição são tão ruins assim afinal vivenciamos um extraordinário e raro período de plena democracia se levarmos em conta a história do nosso Brasil. E democracia é assim mesmo, cada um “para o”, “no” e “com” o seu lado !!!

Mas esse blog foi feito para contar histórias então lá vou contar uma:
É sabido de que trabalhei no Governo da Marta na Prefeitura de São Paulo. No final do primeiro ano daquele governo ( 2001 ) eu que atuava na Subprefeitura de Santana-Tucuruvi fui procurado pelo amigo Moisés da Rocha ( aquele mesmo do programa da rádio USP,”O samba pede passagem” ) que estava na Anhembi Turismo e que me pedia ajuda para encontrar espaço para o evento pré-carnavalesco “PHOLIANAFARIA” que durante a gestão Maluf-Pita havia sido expulso da Av. Faria Lima ( região rica da cidade ) por “excesso de sucesso” e de público !!! Afinal onde já se viu fazer carnaval de graça e com desfile de blocos populares e sem vínculos com o capital em plena região de classe média altíssima ? Pois bem…
Achei a idéia ótima já que a nossa Zona Norte era tão carente de eventos fazendo com que os moradores daqui fossem se divertir sempre fora daqui. Propus de cara que o “PHOLIANAFARIA” – que já não era mais na “Faria” mas que tinha uma “marca” – se realizasse a partir de então na Av. Luis Dumont Villares que começava a receber a instalação de inúmeras casas noturnas e barzinhos que pelas características da avenida não incomodavam nenhuma “vizinhança” já que quase não há residências naquele lugar. Para os donos dos bares nada melhor que um grande evento para divulgar e popularizar o nome da avenida. Era a sede com a vontade de dar de beber !!! Conheci o casal de organizadores do “PHOLIA” – Zeca Dal Secco e a Biba – que se tornaram daí em diante dois dos meus melhores amigos ( saudades …). Naquele primeiro ano não se sentiram seguros em fazer na “avenida nova” e preferiram a já conhecida Av. Santos Dumont ( a ZN é cheia de “dumont” ), já mais tradicional pelos grandiosos eventos da Praça Campos de Bagatele em que vem gente de todo lugar, menos da própria região. No carnaval de 2002, foi “meia boca”, muito entusiasmo na pista mas pouca gente pra ver. Daí que deram a mim os seus braços a torcerem e aceitaram minha idéia inicial de fazermos a festa na Luis Dumont Villares.
EM 2003 O CARNAVAL DE RUA E DE GRAÇA NA ZONA NORTE BOMBOU !!! Mais de 100.000 pessoas e segundo a PM me informou no dia não houve uma só ocorrência !!! Era só alegria para esse e para os próximos anos…E durou até terminar o mandato petista em São Paulo. Os “demotucanos” – como é de praxe – percebendo a alegria da galera acabou logo por transferir o evento para lugares mais fechados e restritos a pouca gente tais como a Estação da Luz ou o triste e mal trabalhado Memorial da América Latina. O “PHOLIA” está lá até hoje !!!
E aí ? Alguém sabe ? Alguém ouve falar ? Governos “demotucanos” são os mais sem graça e sem “feitos” desse mundo !!! É “coisa feita” !!! Bem “feito” só para quem ainda vota neles !!!

MAS O QUE É ISSO ? O “TREM” TÁ DOIDO ?
É NATAL E O “CABA” FALANDO DE CARNAVAL ?

É certo que tudo é festa embora nem tudo possa ser “alegria” – farinha de macaxeira ensopada de manteiga de garrafa – Escrevi isso tudo para poder dizer que naquele pré-carnaval de 2003, através da Biba e do Zeca pude ter a emoção inesquecível de assistir “in loco” a um ensaio na comunidade de Paraisópolis – cuja foto ilustra o “banner” de meu blog – da Oficina de Percussão BARRACÃO DOS SONHOS, da ONG do mesmo nome criada e comandada pelo Dinho Fernandes – socióllogo, professor e “doutor” em percussão – a quem fui apresentado naquela tarde bem como a um dos meus ídolos, o Celso Viáfora que é para mim o melhor letrista da musica popular brasileira !!!
(…Tá bem… O Chico Buarque é incomparável… ENTÃO O CELSO É O SEGUNDO !!! )
Quem quiser que procure saber e vá conferir. Quem escreveu A Cara do Brasil para a musica do Vicente Barreto gravada também pelo Ney Matogrosso só pode ser reverenciado para sempre !!! …”a gente é torto igual Garrincha e Aleijadinho, ninguém precisa consertar, se não der certo a gente se virar sozinho, decerto então nunca vai dar”… Para um “cadeirante torto à esquerda” feito eu… Isso é na veia !!! E sem falar das suas outras mais de 300 composições !!!
O Celso Viáfora participaria junto com os meninos da favela do desfile do “Barracão dos Sonhos” no PHOLIA de 2003 !!! Foi talvez o dia em que eu mais me comovi em toda a vida !!! Saber daquele projeto !!! Conhecer e assistir o que fazem aquelas crianças tão maravilhosas e tão talentosas !!! Saber da ONG e do Dinho !!!
NESSE DIA EU VI OLHOS FALAREM SORRINDO !!!
Sabem o que é isso ? Nunca vão saber se não assistirem ao vídeo cuja cópia eu ganhei de presente do meu bom Dinho Fernandes, que independente de partido político, cor da pele ou da camisa é uma pessoa melhor, É GENTE QUE VAI ATRÁS DOS SONHOS !!! Que faz !!! Está acima de quem discute, que debate e que critica !!! O Dinho Fernandes só tem uma comparação que é com o nosso também sociólogo Betinho – irmão do Henfil – que foi até morrer tentando, se ralando e se doando para matar a fome do seu. meu e nosso povo !!! .
Sou dos poucos privilegiados que possui esse registro do “clip” da mais bela canção de Natal que já ouvi até hoje- “Papai Noel de Camiseta” do Celso Viáfora- e que estou postando aqui neste pequeno blog para desejar a todos os leitores, amigos amados e seguidores. o mais FELIZ DE TODOS OS NATAIS !!!
O NATAL QUE PRECEDE O TEMPO EM QUE TODA A MISÉRIA SERÁ DEFINITIVAMENTE ERRADICADA DO BRASIL !!!
O TEMPO DE LULA !!!
O TEMPO DE DILMA !!!
O TEMPO DE UM POVO !!!
Um Feliz 2011, e 12 e 13 e tudo o que é tempo de não mais e jamais se ter medo ou vergonha de “se ser” FELIZ !!!
Eu já “se sô por si proprio” e por todos “vos suncêis” !!!
SARAVÁ !!!
Em tempo ( ou antes do “cavalo” desencorporar ): Não pensem ser o fim do mundo se um tucano do alto emporcalhar vossas cabeças como é da sua natureza…poderia ser uma rena !!! A lagarta rasteja só até o dia em que cria asas !!! Tá na hora de voar, fazer e acontecer todo dia !!! Ocupando todo o céu já tão cheio de tantas estrelas é que não daremos espaço algum para que aquela tal ave “avoe” !!!

Anúncios

3 respostas em “Um Canto de Natal – Papai Noel de Camiseta

  1. Enio,O que comentar deste texto? O que comentar desta musica natalina? O que comentar sobre sua história?Escolhemos Dilma porque é Di9lma e não tem outro para o momento.Ela, infelizmente tem que engolir alguns sapinhos e arrotar alguns jacarés, assim é a politica de coligaçã, assim é a democracia ( será?).Mas o que importa é que teremos mais um bom tempo de evolução. E conseguiremos em um momento astear por completo a bandeira do pais no cume do pico da neblina.Feliz tudo, pára você e sua familia. Só Natal feliz não dá.

  2. Meu querido amigo e irmão, me emocionei muito com o seu texto e com a belíssima e verdadeira música natalina brasileira.A qualqer momento, eu e meu cumpadi Sampa, chegaremos aí para almoçarmos juntos.Um feliz 2011, para você, a Sônia, a Júlia e a Juliana.Vamu qui vamu…grande guerreiro.

VOCÊ É SEMPRE MUITO BEM VINDO !!! É A RAZÃO DE SER DAS NOSSAS "VIAGENS". Saiba que este "trem" é pobre, humilde e muito asseado. Daí que esta área de comentários NÃO É A PORTA DO BANHEIRO !!! Se for para vir aqui "pichar" com agressões e ofensas, vá fazê-lo lá fora !!! No mato !!! Nunca esqueça que você está sendo "filmado" !!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s